Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BEM PODIAS FAZER HOJE!

BY: ALBANO LEÃO

BEM PODIAS FAZER HOJE!

BY: ALBANO LEÃO

9 DICAS PARA TIRARES UMA BOA FOTO

23.11.18 | Albano Leão

9 DICAS PARA TIRARES UMA BOA FOTO.jpg

 

Umas das actividades que mais gosto é tirar fotografias por aí, tirar fotos tudo e mais alguma coisa que para mim desperta algum interesse, não sou profissional mas dou a volta a situação. Por gostar tanto de fotografia pensei passar para vocês "9 dicas para tirares boas fotos".

 

1- Segura a câmara com firmeza:

 

Uma mão sem firmeza apertando o botão disparador da câmara produzirá uma foto tremida. Segura firmemente a câmara com as duas mãos. Mantém os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperta suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.

 


2- Aproxima-te do Assunto:

 

Quando em dúvida, aproxima-te do assunto que tu vais fotografar. Aproximares-te do assunto é, provavelmente, o passo mais importante para se obter boas fotos. Tenta fazer com que a tua foto diga: “este é o meu assunto”. Preenche um terço ou mais da área da foto com o assunto que tu escolhes-te para fotografar.

 

3- Escolhe um fundo neutro e simples:

 

Olha através do visor da tua câmara e examina o cenário de fundo antes de pressionares o botão disparador. Movimenta-te até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de tua foto. Experimenta escolher como fundo o céu, a água ou a grama.

 

4- Mantém as pessoas entretidas:

 

Fotografa pessoas entretidas em seus ambientes naturais. Mostra uma criança brincando com sua bicicleta, ou um adulto esculpindo um objeto, etc. Conversa com elas para mantê-las à vontade. Pergunta o que estão fazer. Agindo assim, tu farás com que elas fiquem relaxadas em atitudes espontâneas e sem fazer pose.

 

5- Compõe um cenário:

 

Estuda a cena de tua foto. Coloca o assunto principal afastado do centro da fotografia. Ao fazeres fotos de paisagens, acrescenta algumas linhas acentuadas como uma estrada, cerca ou curso de um rio que direcionam a atenção para o assunto principal da foto.

 

6- Observa a luz:

 

A iluminação tem uma influência decisiva na tua foto. Estuda a luz antes de tirares a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol. Verifica como a direção da luz afeta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obteres fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criares silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.

 

7- Escolhe um ângulo diferente:

 

Movimenta-te até encontrares o ângulo para tirar a foto. O simples fato de tu te curvares, esticares ou abaixares pode melhorar bastante as tuas fotos. Começa com a escolha de ângulos diferentes. Ajoelha-te ou deita-te no chão para mostrar flores no primeiro plano. Ou, então, fotografa do alto (da janela do segundo andar de um prédio, por exemplo) para mostrares os desenhos de uma calçada.

 

8- Congela a Ação:

 

O movimento está em toda parte, um “skatista” fazendo piruetas no ar e se apoiando em uma das mãos, ou uma gaivota sobrevoando e mergulhando no mar. Para câmaras com velocidades do obturador ajustáveis, usa um filme de alta sensibilidade, com o ISO 400, e a velocidade ajustada para 1/500 ou 1/1000 de segundo a fim de “paralisar a ação”. Pressiona o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento.

 

9- Faz Experiências:

 

Regras, regras, sempre regras. Ao fotografares, tem sempre em mente que tu estás sob o controle de uma série delas. Desobedecer as regras, contudo, pode levar a uma foto bastante original. Aquela que faz com que tu digas em alto e bom som: “esta é minha foto preferida”.